PORQUE A MÚSICA É UNIVERSAL… E TOCA TODAS AS DIMENSÕES DO SER HUMANO.

Área de tratamento pouco explorada em Portugal, a Musicoterapia é vulgarmente confundida com intervenções lúdicas e eventos recreativos de caráter sociocultural.
A Musicoterapia revela-se uma abordagem integrativa e inovadora nos problemas físicos, e psicoemocionais, utilizando a música para atingir objetivos terapêuticos: recuperação, conservação e melhoria da saúde mental e física, como ativação e regeneração da memória, neuro-motricidade e tratamento de diversos distúrbios e doenças.
A música atua no cérebro por ativação do lóbulo frontal, produção de dopamina e sincronização com o ritmo. Tem impacto direto na inteligência emocional por regular sentimentos, emoções e interferir com o controle de impulso.
Produz efeitos biológicos, psicológicos, intelectuais, sociais ou espirituais; melhora o nível da apetência existencial e fomenta a motivação psicossomática, entre outros benefícios.
Algumas outras abrangências são:
- Ampliar o entusiasmo
- A perseverança
- A autoexpressão
- A agilidade mental
- Promover a comunicação
- Melhorar as relações interpessoais
- Desenvolver o conhecimento sobre si mesmo
- Bem-estar e felicidade.
- Provocar nos indivíduos uma série de experiências, emoções e sentimentos, e ajudar no desenvolvimento psíquico e emocional proporcionando maior equilíbrio